sábado, 30 de julho de 2011

O QUE É FAVELA?

OrigemA origem do termo se encontra no episódio histórico conhecido por Guerra de Canudos. A cidadela de Canudos foi construída junto a alguns morros, entre eles o Morro da Favela.
O Morro de Favela tem este nome porque o morro era coberto de uma planta, chamada de favela.Os soldados que foram lutar na região, ao voltar ao Rio de Janeiro, em um certo momento deixaram de receber seu soldo e passaram a morar em construções provisórias instaladas em alguns morros da cidade, juntamente de outros desabrigados. A partir daí, estes morros passaram a ser conhecidos como favelas, em referência à "favela" original. A planta se denomina fava e faveleiro da família das euforbiáceas Cnidoscolus phyllacanthus, que segundo Mestre Lua de Bo (baiano), era utilizada para "fechar o corpo".
No livro Os Sertões de Euclides da Cunha conta essa história.
Características gerais
A maior parte dos habitantes das favelas é pobre, vivendo com menos de 100 dólares por mês algo em torno de 300 reais. Acidentes, principalmente decorrentes de pluviosidade forte, são freqüentes em áreas assim. As favelas também sofrem pelo crime, tráfico de drogas e lutas de gangues.
Há rumores de que os códigos sociais nas favelas proíbam que os habitantes cometam crimes dentro de seus limites. As gangues locais acabam se tornando uma milícia particular da região, policiando-a à sua própria maneira. Apesar de tais histórias, a maioria das favelas exibe altos índices de crimes violentos, em especial homicídios. A existência das supostas milícias, segundo alguns estudiosos, aponta para a existência de uma espécie de "código de honra" interno, o qual, caso o respeitado, pode levar à execução por parte deste efetivo Estado paralelo.

As mais famosas favelas são as do Rio de Janeiro, onde contrastam fortemente com os prédios e mansões da elite da Zona Sul, convivendo lado-a-lado e configurando paisagens que desafiam a lógica social. A Rocinha é frequentemente citada como a maior favela da América Latina, o que o corresponde a verdade, uma vez que em Caracas, capital venezuelana, a favela de Petare tem dimensões três vezes superior. São Paulo também tem grande quantidade de favelas e as estimativas mais recentes indicam que há na cidade 2.018 favelas cadastradas, nas quais vivem aproximadamente 1.160.516 habitantes - 10,6% da população da cidade.
Outras cidades, igualmente grandes embora ligeiramente menores, também surpreendem pela alta taxa de favelização, como Fortaleza, Recife, Guarulhos, Belo Horizonte, Osasco etc.
   
Emerson Waner

Nenhum comentário:

Postar um comentário