quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Um pouco sobre minha Nação OYO

A Nação Oyo no Rio Grande do Sul teve suas origens nas cidades de Rio Grande e Pelotas. Ìyá Cezária ti Sàngó - Oba Leri é tida como a matriarca do povo de Oyo vindo de Pelotas.
Entre os seguidores da nação Oyo presentes em Porto Alegre (pouquíssimos em tempos atuais), tem sua matriarca a pessoa de Ìyá Emília de Oya - Oya Nijé. Na verdade, segundo relatos orais, as duas eram irmãs-de-Orisa, iniciadas pela mesma Ìyálorisa, a Senhora Bibica de Ògún. Mas isso pouquíssimos sabem... A Nação Oyo, assim como a sua História e riqueza ritualística estão em vias de extinção. Que Sàngó e Oya soprem seu vento sagrado e renovem a nossa gente, nós, seus filhos e súditos da pequena família de Oyo aqui no Brasil.
Sàngó ati Oya gbe o o o!!!
Fonte:Batuque do RS - Nação Oyo

Emerson Waner

29 comentários:

  1. Condordo que a Nação Oyo esteja em extinção, mas faço parte de uma casa de Oyo, sou filho de mãe Rita de Ogum,que vem ser filha de Mãe Moça de Oxum e neta de Pai Antonio de Oxum. Esta casa segue os preceitos de Oyo e esta em plena atividade. Meu nome é Ivo, gostaria de manter contato pelo ORKUT. Meu perfil é ivo.xapanã@hotmail.com desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  2. Peço desculpas mas o meu perfil correto é ivo.xapana@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. EMERSON TAMBÉM SÓ DESTA NAÇÃO MARAVILHOSA, MORA EM GRAVATAÍ SOU FILHA DE ODACIR DO OGUM ONIRA,QUE É BANDEIRA DE VÔ NEUSA DO BARÁ ESSU LANA DEI E VASILHA DE OYA LADJA DA MÃE EMÍLIA.
    SOU IYA CAMILE DE YEMONJÀ, TEMOS TMB NENECA XANGÔ DE VIAMÃO. ka.meigas@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. SOU GRAÇAS A DEUS E AOS ORIXAS A BACIA DO OYÓ A QUAL NÃO ABRO MÃO.MINHA BACIA É NA DONA EMILIA DE OYÁ, DINDÃO DO OGUN, MATILDE DO XAPANA, E MAE OLGA DO XAPANA. SOU FILHO DE SANTO DE MAE IRENE DE OXUM BOMI, NOSSA BACIA ESTA EM PLENA ATIVIDADE, MAS INFELIZMENTE NÃO SAO MUITOS QUE A SEGUEM, É UM RITUAL MUITO DISCIPLINADO,RIGIDO E ANTIGO(JAMAIS FIZEMOS ACARAJÉ NO PROCESSADOR) E SIM NA PEDRA COMO ANTIGAMENTE.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. gostaria muito de entrar em contato com alguem da bacia de dindão do ogum.
      llencina@hcpa.urfgs.br ou fone 98532979.lilica.

      Excluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia. Venho por meio deste convida-los para o *3º Encontro de Alabês*, ni dia 28 de novembro,no Parque Eduardo Gomes, próximo a estação Fátima, Canoas, a partir das 15 hs. Confirmada a presença do grande Mestre Borel, homenageado especial do evento. Contamos com a presença de todos, para homenagearmos os alabês, indispensáveis no culto aos Orixás.
    informações pelo e-mail: paulinhodeode@hotmail.com
    ou pelo fone: 3428-5323.

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde, não faço parte desta nação(ainda) mas estou tentando aprender um pouco á respeito...
    Raquel de Oyá

    ResponderExcluir
  8. pertenso a esta naçao,sou filho de santo de argenor de xapana,neto do saudoso ivo de ogum.a naçao oyo é muito linda,e rigida.alexandre de oxala

    ResponderExcluir
  9. Oi sou Aretuza de Yemanjá e tambem faço parte da nação oyó sou da bacia de Maria de Oxum Pandá Miuá ( in memorian) que foi feita na bacia de mãe moça tb ja falecida. Fico muito chateada quando entro na internet e não vejo nada a respeito da nação oyó será que esta na hora de fazermos algo para mudar isto?

    ResponderExcluir
  10. boa noite sou rudinei filho de santo joão alves de pelotas que era filho de mae rosinha de yemanja miremi Porto Alegre a qual era tambem mae de santo de Rubens de oxalá que era meu pai carnal
    somos desta naçao e aqui em rio grande sou o unico sobrevivente e estou tendo dificuldades de literatr da nossa nação por isto peço quem tiver algo me mande para o meu email (miilanorudi@gmail.com)
    ficarei muito agradecido espero que a nossa nação não suma e sim continue a plantar oq aprendemos fazendo nosso acarajé e nosso acaçá na pedra.
    abraços
    Rudinei Milano Ribeiro
    Rio grande RS

    ResponderExcluir
  11. oi gostaria de saber c tem alguma casa de oyo em uruguaiana

    ResponderExcluir
  12. http://nacaooionoalegrete.blogspot.com/
    RECOMENDO

    ResponderExcluir
  13. SOU SIMPLESMENTE ENCANTADA COM A NAÇÃO OYÓ, FAZEM APENAS 5 ANOS QUE À CONHEÇO E QUANTO MAIS EU LEIO E ESTUDO SOBRE ESSA LINDA E RESPEITOSA NAÇÃO , MAIS FICO DEVOTA AOS ORIXAS,SOU FILHA DE OYÁ E OGUM,SOU ORIENTADA POR UM ANJO QUE CAIU EM MINHA VIDA CHAMADO GYM (DE XAPANÃ) , COM CERTEZA NÃO DEVERIA EXPOR SEU NOME AQUI, MAS É MAIS FORTE DO QUE EU, OS SEGREDOS DESSA LINDA E EXCELENTE NAÇÃO VÃO SE PERPETUAR ALÉM TÚMULO E COM CERTEZA ABSOLUTA JAMAIS IRÃO SE APAGAR OU DESAPARECER.CULTUAR APENAS ORIXAS, NÃO É COMUM, MAS APENAS O NECESSÁRIOS, SEM MISTURAS, SEM INVENSÕES, SEM GLAMOUR...APENAS SEGUIR A DOUTRINA, OBEDECER A HIERARQUIA E TER AMOR NO CORAÇÃO E PRINCIPALMENTE SEGUIR A TRADIÇÃO.

    ResponderExcluir
  14. BOA NOITE!GOSTARIA DE TROCAR INFORMAÇAO SOBRE A NAÇAO DE OYÓ.VOU DEIXAR MEU EMAIL PARA CONTATO.gabrielthz@gmail.com. eu gostaria de saber o que pode e o que nao pode essas coisa bjos a todos

    ResponderExcluir
  15. Sou da bacia do oyo bisneto de mãe Emília da oya neto de vo doca da iemanja filho de ivo do ogum

    ResponderExcluir
  16. Sou da bacia do oyo bisneto de mãe Emília da oya neto de vo doca da iemanja filho de ivo do ogum

    ResponderExcluir
  17. Sou da bacia do oyo bisneto de mãe Emília da oya neto de vo doca da iemanja filho de ivo do ogum

    ResponderExcluir
  18. Sou da bacia do oyo bisneto de mãe Emília da oya neto de vo doca da iemanja filho de ivo do ogum

    ResponderExcluir
  19. Sou da bacia do oyo bisneto de mãe Emília da oya neto de vo doca da iemanja filho de ivo do ogum

    ResponderExcluir
  20. " Me orgulho de poder fazer parte de 01 (uma) das Nações Africanas tão expressivas no R.S /POA .
    Sou filho de Santo de : Albertina de Xapanã ,e Oxum (póstuma ) / Sito ,(na -época ), a rua : Tapajó ,esq. Assis Brasil ".
    Falar de Oyó , é voltar no passado , e refletirmos : O que, (de) (fato ) ,estamos fazendo ,para preservar nossas RAÍZES AFRICANAS !!? " Axé de Xapanã ! "Vilmar de Xapanã ,e Demun

    ResponderExcluir
  21. " Me orgulho de poder fazer parte de 01 (uma) das Nações Africanas tão expressivas no R.S /POA .
    Sou filho de Santo de : Albertina de Xapanã ,e Oxum (póstuma ) / Sito ,(na -época ), a rua : Tapajó ,esq. Assis Brasil ".
    Falar de Oyó , é voltar no passado , e refletirmos : O que, (de) (fato ) ,estamos fazendo ,para preservar nossas RAÍZES AFRICANAS !!? " Axé de Xapanã ! "Vilmar de Xapanã ,e Demun

    ResponderExcluir
  22. Eu sou julio filho de luis carlos(solim ou mexicano como também era conhecido) de Xangô ibeji-emi . Se houver neste grupo alguém desta linhagem por favor fazer contato. Meu telefone é 5198751457(whats) ou 5184455197 (whats)

    ResponderExcluir
  23. Sou filho de santo do pai luis carlos conhecido também como solim ou mexicano. Filho de Xangô ibeji-emi. Se ha alguém neste grupo desta mesma linhagem n o or favor entrar em contato pelo fone 5198751457(whats) ou 5184455197 (whts)

    ResponderExcluir
  24. Tenho uma tia que morava em eldorado do sul filha de Yemanjá e um tio que morava ao lado do presídio na alameda filho de Odé

    ResponderExcluir
  25. A tia se chamava Percilia de Yemanjá em Eldorado do Sul

    ResponderExcluir
  26. A tia se chamava Percilia de Yemanjá em Eldorado do Sul

    ResponderExcluir
  27. Tenho uma tia que morava em eldorado do sul filha de Yemanjá e um tio que morava ao lado do presídio na alameda filho de Odé

    ResponderExcluir
  28. Sou dá bacia de oyo, filho de eronita de Ogum, neto de olisa de oxum e bisneto de nicola de xangô dá sociedade beneficente de religião africana 21 de maio. Quem quiser falar comigo meu whatsapp é 984088470 meu face é THEYLOR VANES

    ResponderExcluir